quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

* GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, NA PRAÇA SÃO JOSÉ. UMA BELA HISTÓRIA!

Fiéis celebram o retorno das imagens à gruta, em missa realizada no domingo, 09 de fevereiro.

Dia 11 de fevereiro, na Igreja Católica dia de celebrar Nossa Senhora de Lourdes. Por isso, aguardei o dia de hoje para relembrar a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Praça São José. Nela encontramos as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadette.
Erguida e finalmente apresentada à comunidade biquense em 25 de agosto de 1935, quando era pároco Cônego Dias Machado, a Gruta compõe os belos acervos de um dos principais pontos turísticos de nossa cidade, a Praça São José, onde está localizada a Igreja Matriz de São José sendo ladeada pelas também belíssimas imagens da Sagrada Família à direita e pela Gruta à esquerda.
Conhecido pelo extremo bom gosto na idealização das obras e reformas que realizava na Paróquia São José, marca registrada também na construção da bela Torre da Igreja Matriz, Cônego Dias Machado idealizou a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes tendo como modelo uma gruta existente na Alemanha.
Prestes há completar 80 anos, a Gruta passou por reformas recebendo nova iluminação e retoques de bom gosto que a deixaram belíssima, sem, contudo perder suas características originais.

Como forma de registrar este importante momento, trago aos leitores fotos de meu acervo que resgatam esta história ao longo de 80 anos de existência da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Alguns destes belos registros foram colhidos na página de fotos postadas nos grupos do Facebook “Biquenses Presentes Uai” e “Mineiros de Bicas” que possibilitaram realizar este trabalho, do qual agradeço a todos indistintamente. Elas passaram por um trabalho de recuperação e recomposição fotográfica que realizei com muito carinho para prestar esta singela homenagem a Nossa Senhora de Lourdes e a minha querida Bicas. Espero que gostem!

Relembrando a história.

Praça São José, por volta de 1939 em foto apresentada por Carlos Alexandre.

Foto realizada entre 1940/41, de Cileia Maria Toffano Amaral.

Praça São José, por volta de 1940 em foto apresentada por Jussara Lamha Braz.

Praça São José, década de 1950 - acervo.

Foto realizada em 1964, de Alcione Melo.

Mais uma bela foto tendo a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes compondo o cenário.

Praça São José, década de 1960. Acervo pessoal.

Mais um belo registro apresentado por Bianca Barreto.

Outro belo registro apresentado por Zezé Lhamas.

Aqui, outro registro apresentado por João Batista Marques.

Mais uma foto, do acervo da Paróquia São José.

Um registro mais recente, foto apresentada por Lea Dalva.

Na sequência abaixo, registros da noite de domingo, dia 09 de fevereiro.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...